1. Os consumidores Aprender sobre os animais como consumidores e como é que eles são classificados pelo que comem.
Os Consumidores
2. Cadeias alimentares Uma introdução ao conceito de uma cadeia alimentar.
Cadeias alimentares
3. Alimentação saudável Precisamos de seguir uma alimentação adequada e variada para nos mantermos saudáveis.
Alimentação saudável
4. Como se reproduzem os animais Todos os animais produzem cópias de si mesmo. A reprodução sexual proporciona a variação das espécies.Como se reproduzem os animais
5. As articulações e os movimentos do nosso corpo O esqueleto utiliza articulações e músculos para nos ajudar a mover.
As articulações e os movimentos do nosso corpo
6. Fotossíntese A fonte de alimentação e energia das plantas.
Fotossíntese
7. Funções dos ossosO esqueleto dá forma e protecção ao corpo.
Função dos ossos
8. O esqueleto - A sua estrutura e a sua função Descrição do esqueleto.O esqueleto - A sua estrutura e a sua função
9. Adaptações das plantas a diferentes ambientes As plantas crescem em muitos locais diferentes e adaptaram-se para sobreviver nesses ambientes diferentes.
Adaptações das plantas a diferentes ambientes
10. Padrões sociais – viver em grupo Os animais vivem em grupos por motivos de segurança ou para obterem alimentos.
Padrões sociais - viver em grupo
11. Dentição Temos diferentes tipos de dentes que nos ajudam a comer os alimentos.
Dentição
12. Variação Saber identificar que os seres vivos estão organizados em diferentes grupos, segundo as suas características especiais.
Variação
13. Os sentidos - O olfacto e o paladar Os órgãos dos sentidos são partes do corpo especialmente desenvolvidas que recebem informações e que as transmitem ao cérebro. Os órgãos dos sentidos são os olhos, os ouvidos, o nariz, a língua e a pele. Nesta aula aborda-se o sabor e o cheiro.
Os sentidos - O olfato e o paladar
14. Os teus sentidos - ouvidos e audição Os órgãos dos sentidos são partes do corpo especialmente desenvolvidas que recebem informações e que as transmitem ao cérebro. Os órgãos dos sentidos são os olhos, os ouvidos, o nariz, a língua e a pele. A audição e a estrutura do ouvido são abordadas nesta aula.
Os teus sentidos - ouvidos e audição
15. Os teus sentidos - olhos e visão Os órgãos dos sentidos são partes do corpo especialmente desenvolvidas que recebem informações e que as transmitem ao cérebro. Os órgãos dos sentidos são os olhos, os ouvidos, o nariz, a língua e a pele. A audição e a estrutura do ouvido são abordadas nesta aula.
Os teus sentidos - olhos e visão
16. Os teus sentidos – A pele Os órgãos dos sentidos são partes do corpo especialmente desenvolvidas que recebem informações e que as transmitem ao cérebro. Os órgãos dos sentidos são os olhos, os ouvidos, o nariz, a língua e a pele. A estrutura da pele é abordada nesta aula.
Os teus sentidos - A pele
17. Fontes directas de poluição da água A água é essencial para a vida e por isso é muito importante que seja mantida limpa e não poluída.
Fontes diretas de poluição da água
18. Fontes indirectas de poluição da água A água é essencial para a vida e por isso é muito importante que seja mantida limpa e não poluída. A água poluída transmite doenças, contém resíduos tóxicos e outras substâncias prejudiciais que podem matar plantas e animais. Existem duas fontes de poluição da água, nomeadamente fontes directas e indirectas.
Fontes indiretas de poluição da água
19. Proteger as nossas águas da poluição A água é essencial para a vida e por isso é muito importante que seja mantida limpa e não poluída. Esta aula indica maneiras para reduzir ou prevenir a poluição da água.
proteger as nossas águas da poluição
20. Poupar água - fazer um uso inteligente da água no jardim A água é essencial para a vida e por isso é muito importante que se aprenda a ter consciência da sua utilização nos jardins, de modo a assegurar o seu fornecimento constante.
Poupar água - fazer um uso inteligente da água no jardim
21. O ciclo da água O ciclo da água desloca a água da terra para o ar e de volta para a terra. A água muda de forma à medida que vai percorrendo este processo.
O ciclo da água
22. Transformações temporárias e permanentes - parte 1 Existem muitas maneiras de alterar os materiais. Podem ser derretidos, fervidos, congelados e até mesmo queimados.
Transformações temporárias e permanentes - parte 1
23. Transformações temporárias e permanentes - parte 2 As alterações podem ser temporárias ou permanentes. Por exemplo, dissolver e separar substâncias.
Transformações temporárias e permanentes - parte 2
24. Propriedades da matéria A matéria possui determinadas características como o volume, massa e densidade.
Propriedades da matéria
25. Como se classificam os materiais - parte 1 Os materiais são agrupados de acordo com as suas propriedades, que os tornam úteis para tarefas diferentes.
Como se classificam os materiais - parte 1 |
26. Como se classificam os materiais - parte 2 Os materiais são agrupados de acordo com as suas propriedades, que os tornam úteis para tarefas diferentes – como as propriedades da condutividade e isolamento térmicos.
Como se classificam os materiais - parte 2
27. Propriedades dos estados físicos da matéria A matéria é agrupada de acordo com as suas propriedades, ou seja, o estado da matéria.
Propriedades dos estados físicos da matéria
28. Transformações dos materiais - Parte 1 Alguns materiais reagem de forma diferente quando são expostos a temperaturas diferentes – centramo-nos na fusão, na evaporação, na condensação e na solidificação.
Transformações dos materiais - Parte 1
29. Transformações dos materiais - Parte 2 Alguns materiais reagem de forma diferente quando são expostos a temperaturas diferentes – centramo-nos na expansão e na contracção. Transformações dos materiais - Parte 2
30. Alguns tipos de materiais Quando se produz algo útil a partir da matéria, chama-se a isso material. Os materiais úteis podem ser agrupados em três grupos principais.
Alguns tipos de materiais
31. O que é a matéria? A matéria é o que forma o nosso universo. A matéria é tudo o que tem massa e que ocupa espaço.
O que é a matéria?
32. Matéria viva e matéria não-viva A matéria é tudo o que tem massa e que ocupa espaço. As coisas feitas de matéria podem ser vivas ou não. Como é que se sabe quando uma matéria é viva?
Matéria viva e matéria não-viva
33. Conservar energia As fontes de energia não renováveis são limitadas, por isso é importante que se conserve energia.
Conservar energia
34. Combustíveis fósseis Uma introdução à formação de combustíveis fósseis e respectivos problemas e alternativas.
Combustíveis fósseis
35. Fontes de energia renováveis As fontes de energia estão divididas em dois grupos: renováveis e não renováveis. Este OA foca as fontes de energia renováveis.
Fontes de energia renováveis
36. Som O som transfere a energia de um corpo em vibração para os ouvidos. As vibrações viajam através de um meio, que pode ser sólido, líquido ou gasoso.
Som |
37. A Terra e muito mais A forma aparente da lua muda de modo previsível. Estas mudanças podem ser explicadas pelo movimento da lua em relação à Terra e ao sol.
A Terra e muito mais
38. O circuito eléctrico Um circuito eléctrico é um sistema. É um caminho de componentes eléctricos e condutores sem interrupções e uma fonte de energia que faz com que as correntes eléctricas passem em redor do caminho condutor. A fonte de energia pode ser constituída por células ou ser a fonte de electricidade.
O circuito eléctrico
39. Formas de energia Explica o que é a energia e dá exemplos de como é que a energia faz com que as coisas aconteçam.
Formas de energia |
40. Fontes de energia não renováveis
Fontes de energia não renováveis
Nenhum comentário:
Postar um comentário